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Quando mais é mais – e faz o copo transbordar no digital

Para ser um músico você precisa entender de música. Para ser jogador de futebol você precisa saber jogar futebol. E para ser um blogueiro é preciso escrever, postar, publicar. Um colega por trás de um dos maiores blogs do país me repassou, recentemente, seu desânimo por conta do sucesso do blog: ele havia virado um administrador de empresas e, hoje, seria tudo, menos um blogueiro. E para quem é blogueiro por paixão ou profissão, não poder atuar na escrita, na postagem, é sufocante.

Certa vez em uma palestra alguém da plateia havia me questionado se os blogs continuariam sendo blogs, mesmo com essa “profissionalização excessiva” que tomava conta do setor. A questão é tão interessante que me faz refletir até hoje. E a reflexão é tão intensa que só hoje, talvez, eu tenha conseguido enxergar algumas respostas.

Muitos blogs de respeito – existentes ou já desligados – mantiveram seu foco apenas no conteúdo, deixando um pouco de lado toda essa parafernália de estratégias, planejamentos e ações pirotécnicas nas redes sociais. São fundamentais? Sim, mas muitas vezes um blogueiro atua de modo solitário, por isso ser eficiente na escrita e ter uma mão gestora como se fosse uma verdadeira agência é, em muitos casos, impossível.

Outros blogs, no entanto, se esqueceram que o que constrói um blog é o seu conteúdo. Focaram tanto em mídias sociais, ações de marketing via e-mail ou infoprodutos que, pasmem, se esqueceram de blogar. Esqueceram que a melhor estratégia do mundo não podia fazer com que um blog sem conteúdo – ou com conteúdo mediano – sobrevivesse. Muitos ficaram pelo caminho. Outros estão revertendo suas estratégias e adotando uma postura maisclean.

Portanto, o título desse post vale como reflexão para tudo que é produzido no digital, pois mais vale o básico bem feito do que um pirotécnico picareta. De grão em grão a galinha enche o papo. De gota a gota se enche um copo com água. De post em post se constrói um blog. Porém se a galinha comer demais ela morre e o copo, caso passe de seu limite, transbordará. Mas jamais um blog deixará de ser um blog por publicar demais. Talvez um blog magazine, mas um blog.

 

FONTE: BLOG MÍDIA