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Marketing Digital Fácil: Por onde sua marca deve começar

O conceito de marketing digital é algo amplo e por muitas vezes visto com cara de “ok, entendo a importância, mas o que eu tenho que fazer?”. Um conceito simples de entender, mas por vezes complexo de colocar em prática. Hoje vamos simplificar um pouco isso e descobrir como encontrar a melhor solução para você.

Já trouxemos uma série de publicações ressaltando o quão fácil é gerenciar o inicio de uma ação em mídias sociais, e-mail marketing e outras mídias, como a nossa série “Minha Pequena Marca na Web” que reune posts sobre como iniciar as suas ações no WhatsApp, Facebook, Instagram, e-Mail Marketing, Google AdWords, Landing Pages e Teste A/B.

Ações de marketing digital devem ser úteis principalmente para atrair mais vendas para o seu negócio, e isso deve acontecer através da melhora no relacionamento com o cliente e também dar maior visibilidade para a sua marca.

É bom ter um lugar para chamar de seu

Apesar de as redes sociais serem uma forma muito eficaz de relacionamento e também divulgação da sua marca, e também ser uma das principais portas de entrada para pequenas marcas, não é indicado que elas sejam o centro de suas ações dentro da internet, mas sim o centro da sua marca.

Um site geralmente é o mais indicado – independente se o seu site seja institucional, uma loja virtual, um blog ou qualquer outro formato. O importante é ter um lugar para chamar de seu, algo que você tenha controle e possa referenciar em suas comunicação, sendo muito útil para centralizar a sua presença dentro da internet.

O site não será o local que terá mais visitas, mas servirá como um catalizador de todas as suas ações, sejam no Facebook, no Youtube ou através de e-mail marketing.

Neste local você tem mais controle do objetivo principal. Lembre-se de ter um objetivo neste site, portanto saiba o que você quer com este site: Mais contatos? mais vendas? Mais cadastros no e-mail? Mais ligações? Seja claro em seu objetivo, isso melhora o seu resultado.

Começar um site para a sua marca pode ser algo simples hoje em dia, existem dezenas de ferramentas ao estilo faça você mesmo. Há ferramentas de criação de site como o Wix.com e vários outros.

Caso você queira trabalhar com vendas online, também pode criar sua loja virtual com o Wix.com ou outras ferramentas semelhantes, como já falamos aqui antes.

Por que um site é mais importante que uma rede social?

Um site não é mais importante que uma rede social, mas certamente é o lugar que você terá mais controle sobre a sua marca e suas ações. O Orkut é uma rede social que já morreu; Twitter já foi muito mais popular; Instagram está vendo seus jovens migrarem para o Snapchat; e o Facebook, vai reinar até quando?

As redes sociais são importantes, mas quando elas perdem relevância com o seu público-alvo é sempre bom ter um lugar para onde correr, e um site ou loja virtual podem te dar mais segurança em relação a isso.

Outro ponto importante é que em seu site você pode centralizar a sua presença, portanto nas ações dentro do Facebook você pode mais facilmente fazer com que as pessoas se conectem com a sua marca em outros serviços que você faz parte.

Qual é a ferramenta mais barata e mais eficiente?

O começo em qualquer ação é sempre difícil, principalmente para marcas menores. Por onde começar? O que vale a pena investir? Não temos tempo e dinheiro para investir em tudo, precisamos ser objetivos e saber o que irá suprir o nosso problema melhor e de forma mais eficiente.

Esta pergunta realmente não é fácil, por que há diversas variáveis. Instagram não é a melhor rede social para todas as marcas, portanto pode não ser a forma mais eficiente de divulga-lá. Certamente o Snapchat pode ser barato, mas não ser a ferramenta que o seu público está usando.

  • Quem é o seu o público?
  • O quanto você domina cada ferramenta?
  • Você mesmo vai produzir o conteúdo ou irá tercerizar?
  • Quais ferramentas você tem disponível?

Estas são apenas algumas das perguntas que você vai precisar responder para conseguirmos definir qual será a ferramenta mais eficiente e mais barata para você.

Pela abrangência e baixo custo, o Facebook acaba sendo a melhor ferramenta para começar uma estratégia de marketing digital. Você pode facilmente criar uma página ou mesmo transformar um perfil em uma página.

Você pode aproveitar a página no Facebook para testar diferentes tipos de conteúdo e depois aperfeiçoar a sua tática usando ferramentas mais específicas, como o Instagram para fotos, Snapchat para bastidores e ações em tempo real, Youtube para vídeos ou mesmo criar um blog para compartilhar conteúdos e textos.

O que é ROI e como calcular?

O ROI é o famoso “retorno sobre o investimento” e basicamente quer dizer: “Quanto você vai receber de volta pelo o que você gastou?

Em algumas ferramentas é muito complicado calcular o verdadeiro ROI de cada ação, como no caso do relacionamento com o cliente. Como quantificar o quanto um bom relacionamento pode trazer de retorno? Atender bem ou melhorar o atendimento ao cliente não traz um retorno direto, mas é fundamental em qualquer negócio.

Por outro lado, você pode mensurar o número de vendas em relação a quantidade de investimento em ações de marketing e estudar se há alguma relação.

Quanto eu devo investir?

Assim como a pergunta acima, essa também pode ser muito difícil de responder. Não há uma resposta assertiva, mas recomenda-se que você defina um valor baseado no faturamento de sua empresa. Não deixe que a comunicação seja algo para fazer quando sobra dinheiro, mas para preocupar-se todo o mês.

Para saber quanto investir é importante saber qual é o faturamento da sua empresa, ou seja, quanto dinheiro ela produz. Recomenda-se investir cerca de 5% do faturamento em ações de marketing (tanto online, como offline), mas se a sua empresa depende do marketing para fazer vendas, pode ser melhor aumentar esse valor para cerca de 10%.

Empresas que estão começando as vezes podem dobrar ou triplicar esses valores, já que precisam de um maior exposição para fazer as suas vendas.

Portanto, pense bem em quanto a sua marca gera todo mês e tente criar um planejamento de como você irá investir em marketing. Coloque isso em um plano e divida entre todas as ações que você planeja fazer pelos próximos meses.

 

Fonte

* Este publieditorial é trazido a você pelo Wix.com